julho 15, 2010

Phantom System

Quem é que nunca chegou na casa de um primo com um master system debaixo do braço para jogar e deu de cara com um videogame diferente, com linhas modernas, cartuchos grandes, um controle maior e um cartucho horrível dos caça fantasmas sendo jogado com aquela música insana que não para de tocar??? Era o famoso Phantom System, lançado pela Gradiente no Brasil no final da década de 80.



O Phantom System é um clone de NES. A Nintendo nunca autorizou sua produção. A Gradiente é quem produzia aqui no Brasil e ele não foi lançado em outros países. Seu sucesso foi tamanho que a Gradiente foi distribuidora oficial no Brasil de outros consoles da Big N posteriormente.

Por trás do lançamento do Phantom System há uma história meio estranha. Não sei se isso é verdade até porque não consultei ninguém da gradiente. Não encontrei em bibliografia nenhuma ou revista. Apenas na Wikipédia. Enfim, diz a lenda que a Gradiente pretendia lançar o Atari 7800 no Brasil. A Nintendo não tinha interesse em em disponibilizar seu NES por aqui. O Atari 5200 foi um fracasso no exterior enquanto o NES ganhava mercado. Como a Gradiente já havia colocado em produção as carcaças do Atari 7800, resolveu deixar e colocou um clone de NES dentro! Absurdo não acha?

Mais absurdo ainda foi comercializar o videogame com um controle igualzinho do Sega Genesis.

Enfim, era um console estável, onde o único problema era o maldito fio da fonte que era tão vagabundo que com o tempo ele rompia por dentro dando mau contato. O encaixe para cartuchos era de 72 pinos e com ajuda de adaptadores podíamos jogar as famosas fitinhas coloridas japas e as piratas.

A Gradiente também lançou alguns jogos nos Brasil. Todos piratas também. Inclusive cópias do famoso Super Mário Bros chamado por aqui de Super Irmãos (!?). Era muito comum encontrar os cartuchos Predator, Ghostbusters e Gauntlet. Em qualquer casa que tivesse um Phantom System com certeza você poderia jogar um desses jogos.


Foto do Infame Super Mario Bros 2 ou entitulado porcamente "Mario's 2 Adventure" pela Falconsoft.





Comercial do Phantom System no Brasil


Encontrar games lançados pela Gradiente aqui no Brasil é fácil e tu pode achar aos montes nos sites de leilão. Difícil mesmo é achar algum que esteja inteiro =). Segue a relação de games da Gradiente. Não encontrei lista oficial e juntei aqui os que possuo e outros que ouvi falar.

Baby Boomer
Captain Comic: The Adventure
Crime Busters
Gauntlet
Ghostbusters
Guerrilheiros Indomáveis
Predator
Rolling Thunder
Super Bike
Super Irmãos
Super Pitfall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system